top of page

Principais razões para a adoção da videoconferência corporativa

 

 

A Avaya, fornecedora global de sistemas e serviços para comunicação corporativa e colaboração, apresenta ao mercado um relatório completo, que mostra as sete principais razões para que a utilização da videoconferência seja massificada no ambiente corporativo. O material, que traz um compilado analítico de pesquisas e estudos de instituições renomadas como Frost & Sullivan, Nielsen e Gartner, tem como objetivo elencar os benefícios dessa tecnologia, apoiando os gestores no desenho das estratégias de comunicação empresarial.

 

De acordo com Nelson Campelo, presidente da Avaya no Brasil, esse é um mercado que está em franco desenvolvimento, pois as tecnologias disponíveis hoje tornam a videoconferência cada vez mais simples e eficiente. “O setor está caminhando para adoção de opções que unifiquem a comunicação – reunindo áudio, vídeo e dados em uma solução que funcione em todos os tipos de dispositivos móveis”, explica.

 

A primeira razão que a empresa destaca para a adoção dessa tecnologia é a alta qualidade e definição das aplicações de vídeo, o que torna a experiência mais realista. “Podemos observar melhorias finas, como a captura de som multidirecional, sincronização labial, transmissão de vídeo 3D e outras inovações que contribuem para que uma reunião via vídeo seja eficiente e altamente produtiva”, acrescenta Campelo.

 

O crescimento do uso de dispositivos móveis, capacidade de integração com outras mídias e a escalabilidade das aplicações de vídeo também são pontos fundamentais para que as empresas lancem mão dessa opção com cada vez mais frequência. Segundo o levantamento, a simplicidade do uso das novas tecnologias também contribui para esse novo cenário. “Antes era preciso montar uma sala, configurar equipamentos e fazer altos investimentos para montar uma estrutura de videoconferência. Hoje está muito mais simples, basta o envio de um link para que duas ou mais pessoas compartilhem imagens e dados. Além disso, as novas tecnologias possuem um visual agradável e interface amigável, estimulando ainda mais a utilização”,completa o executivo.

 

A disseminação do BYOD, como reforça o material produzido pela Avaya, também é um fator responsável pela adoção da videoconferência corporativa, isso porque os colaboradores trazem, para dentro das empresas, uma experiência que já possuem na esfera pessoal, com a diferença do uso de aplicações especialmente desenvolvidas para o ambiente corporativo, que permitem o gerenciamento dos usuários, otimização dos processos empresariais e a preservação do investimento legado.

 

Por fim, mas não menos importante, a redução de custos aparece como uma das razões apontadas no relatório. “Economia e gerenciamento de recursos sempre foram pontos presentes na agenda de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Por isso é um diferencial que as novas tecnologias sejam baseadas em padrões abertos, permitindo o aproveitamento dos investimentos já realizados. Além disso, com a substituição das viagens por videoconferências, as companhias não economizam apenas o dinheiro com passagens e hotéis, também aceleram o processo de tomada de decisões”, finaliza.

Tecnologia

bottom of page