top of page

As funcionalidades do M2M

 

 

 

Não é mais novidade que, atualmente, os celulares possuem várias funcionalidades em que falar é apenas mais uma delas. O uso de aplicativos, a troca de mensagens, chat, jogos e acesso a internet fazem com que o uso para simples chamadas de voz fique cada vez mais em segundo plano. As próprias máquinas estão tomando esse espaço e usando dos serviços móveis para se comunicarem entre si, são os chamados M2M – Machine to Machine ou comunicação Máquina com Máquina, também conhecido como telemetria.

 

De acordo com Gledson Santos, engenheiro e especialista em TI e Telecomunicações, em 2013 esse uso promete se estender para muitas outras aplicações, como pagamento de passagens de ônibus ou leitores automático de conta de luz, por exemplo. “Imagine você em um uma cidade e através do acesso a internet do seu celular, saber com exatidão o horário que determinado ônibus estará em seu ponto, e, serviços relacionados como tráfego e tempo de viagem? Isso já é possível na cidade de Curitiba - apesar de nem todas as funcionalidades estarem sendo usadas, todos os ônibus estão conectados através chips de celulares. Na cidade de Málaga, na Espanha, a operadora de energia elétrica Endesa instalou medidores inteligentes conectados através de uma rede de dados, em um bairro inteiro, englobando mais de 11 mil clientes residenciais e 300 empresas. Com essa gestão cada cliente pode conhecer os dados de seu consumo, escolher as tarifas mais adequadas e a operadora prevenir sobrecarga de rede. Isso reduz o consumo de energia e emissão de CO2”, ilustra o especialista.

 

Gledson Santos é engenheiro, Gerente de Negócios na Telefonica | Vivo e Especialista em TI e Telecomunicações. Twitter @itclose2u

Tecnologia

bottom of page