top of page

Fumar causa danos à saúde e reduz a produtividade no trabalho

 

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS - constatam que o tabagismo é hoje a principal causa de morte evitável. No entanto, cerca de um terço da população mundial adulta ainda insiste em se manter fumante, ou seja, 1, 2 bilhão de pessoas.

 

Como não bastasse, o vício não afeta apenas o fumante, mas, também, os que estão ao redor, os chamados fumantes passivos, que já ocupam o terceiro lugar na lista de mortes evitáveis da OMS, atrás, inclusive, do consumo excessivo de álcool.

 

Isso porque, de acordo com a Organização, o ar poluído pela fumaça do cigarro tem três vezes mais nicotina, monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça tragada pelo fumante ativo.

 

Além dos malefícios à saúde, o hábito de fumar também afeta o desempenho no trabalho. Segundo um levantamento feito pela Associação italiana de Diretores de Recursos Humanos (GIDP/HRDA), as pausas feitas pelos funcionários para fumar em horário de trabalho podem reduzir a produtividade empresarial em até 10,5%.

 

 

Qualidade de Vida

bottom of page