top of page

Planejando o novo ano

 

O ano de 2013 se despede deixando um cenário de grandes transformações para o País e, consequentemente, para a sociedade e empresas que atuam por aqui. Algumas tiveram que se reinventar para acompanhar as mudanças e exigências do mercado, enquanto outras não sobreviveram e fecharam as portas.

 

 

Para este ano, 2013 deixa um legado que segue na mesma linha de pensamento, chegando com muitas variáveis que impactam direta e indiretamente as decisões em um mesmo ano em que no primeiro semestre o País recebe a Copa do Mundo, e no segundo, as eleições. Em suma, 2014 chega cheio de desafios, mas, também, apresentando oportunidades para as empresas pensarem em alternativas para se beneficiarem dentro do ramo em que atuam.

 

Mas, para atingir os patamares desejados, há de se ter as metas bem deliberadas, planejamento anual, detalhado mês a mês e estratégias bem definidas para alcançá-las no dia a dia, sem perder o foco e seu lugar no mercado – eis o maior desafio. No entanto, só planejamento ainda não é o bastante. É preciso ter uma equipe que garanta isso, e não apenas o gerente ou gestor da empresa. Todos devem estar engajados.

 

Porém, apesar de ser uma atividade anual, algumas empresas ainda sentem dúvidas e cometem erros no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, a começar pelo período ideal para iniciar o planejamento do ano seguinte.

 

Acontece que o sentido da palavra – planejar – refere-se a decidir hoje o que será feito amanhã, portanto, iniciar o ano com planejamento concluído propicia começar 2014 com maior segurança e orientação em relação aos objetivos que se pretende alcançar. Logo, o ideal é que o planejamento se inicie no último trimestre do ano.

 

É lógico que o corre corre e a tendência ao imediatismo em que vivemos hoje, dificulta o processo de elaboração do plano anual. Para muitos, tal ação ainda é tida como perda de tempo, mas, é no planejamento que irá constar tudo o que é necessário para a empresa seguir em direção aos seus objetivos. No entanto, o que tem que ficar claro é que este planejamento pode ser modificado a qualquer momento, desde que seja visto necessidade.

 

Vale ressaltar ainda que estabelecer metas diárias, semanais e mensais, o ajudarão a compor o planejamento de todo o ano. Para esta tarefa, experimente utilizar a ferramenta de gestão 5W2H. Claro, há outras ferramentas de administração, mas, a simplicidade da metodologia 5W2H a torna um diferencial no mercado e facilita a vida do usuário. Quando empregada corretamente contribui para o aumento das vendas e, consequentemente, para o alcance das metas. Primeiro, porque dá foco para quais ações o profissional deve se concentrar. Segundo, porque gera disciplina, e, em terceiro contribui para alcançar as metas, tendo o controle de prospecção, visitas, demonstrações, gestão, orçamentos e vendas, etc...

 

A ferramenta 5W2H surgiu nos Estados Unidos durante a busca pela Qualidade Total. Sua nomenclatura é consequência das perguntas que norteiam o processo de planejamento da ação:

 

What – O que será feito (etapas)

Why – Por que será feito (justificativa)

Where – Onde será feito (local)

When – Quando será feito (tempo)

Who – Por quem será feito (responsabilidade)

How – Como será feito (método)

How much – Quanto custará para ser feito (custo)

 

Lembre: o ano não começa depois do carnaval, muito menos depois da Copa. Se deixarmos para pensar como será o mês de março, em março, todos os outros meses também ficarão atrasados, portanto, o momento é agora. Planeje se ano, se organize e bons negócios!

 

 

 

Pauline Machado é jornalista e diretora da Lin Produções | Jornalismo & Comunicação.

@LinProducoes

Negócios e Finanças

bottom of page