top of page

De volta ao batente!

 

 

Verão já chegou, fim de ano já passou, as festas e o carnaval também. Agora é hora de voltar ao trabalho, pois, embora não pareça, o ano já começou. Mas, em pensar voltar ao batente, alguns já se mostram super cansados, enquanto outros ficam cheios de entusiasmos para rever os colegas de trabalho, tocar seus projetos e voltar ao dia a dia produtivo nos negócios. 

 

Embora neste período, seja natural ter essa sensação de cansaço físico e mental e certo desânimo para voltar a trabalhar, há casos em que pode ser um problema para empresas e profissionais, sobretudo quando o tempo passa a e o esmorecimento permanece.

 

A razão pode estar no fato de o profissional não ser feliz no que faz, ou até mesmo com o ambiente de trabalho, muitas vezes estressante, negativo ou sem reconhecimento por parte dos gestores, dentre tantos outros fatores que interferem e comprometem significativamente na satisfação por trabalhar em determinada empresa.

 

É tanto que, de acordo com o estudo Inside Employees Minds™ realizado pela Mercer, prestadora de serviços de consultoria em recursos humanos, outsourcing e investimentos, no Brasil, embora 80% dos entrevistados estejam satisfeitos com seus empregos, 67% dos altos executivos afirmaram ter intenção em deixar as empresas nas quais trabalham no momento.

 

Para ajudar a dissolver tal impasse, uma alternativa direcionada aos profissionais é, antes de sair em férias, deixar um planejamento pós-férias, para ir voltando à rotina aos poucos, dando, inclusive, comando ao cérebro e ao corpo, que o período de ócio está terminando.

 

Veja algumas sugestões para a última semana de férias:

 

- Evite voltar de viagem no dia em que antecede ao retorno ao trabalho;

- Durma mais cedo e não exagere na comida e na preguiça;

- Retorne às atividades do dia a dia gradualmente;

- Se alimente nos horários adequados e conforme no período de trabalho;

- Comece a pensar e a programar o cérebro para a rotina de trabalho que está por vir nos próximos dias.

 

Para aqueles que não se sentem confortáveis no ambiente de trabalho, outra recomendação é reavaliar sua condição profissional. Não há vantagens em permanecer em um trabalho em que não se sente bem – tal comportamento gera danos à qualidade de vida do profissional e da empresa.

 

Por isso, as empresas também devem refletir sobre os motivos pelos quais têm em seu quadro de valores humanos, profissionais insatisfeitos.

 

Veja dez dos principais motivos que fazem um profissional feliz no trabalho:

 

1 - Oportunidades de carreira;

2 - Remuneração fixa;

3 - Oportunidades de treinamento;

4 - Trabalhar para uma organização respeitável;

5 - Tipo de trabalho realizado;

6 - Bônus e outros incentivos;

7 - Plano de saúde privado;

8 - Plano de pensão para aposentadoria;

9 - Reembolso educacional;

10 - Programas de qualidade de vida.

 

Como fato, para ambas as partes, há muito a que refletir, replanejar e colocar em prática – Não perca mais tempo, aproveite o Ano Novo que está só começando!

 

Boas escolhas e bons negócios!

 

Pauline Machado é jornalista, diretora da Lin Produções | Jornalismo & Comunicação e Empreteca pelo SebraeRJ. @LinProducoes

Motivação

bottom of page