top of page

Coloque um ponto final na fofoca

 

 

Um dos maiores perigos para a carreira de alguém é se tornar vítima de um mau-caráter. Nas organizações em que a política de fofocas e interesses prevalece, esse tipo de pessoa costuma se dar bem. Mas, o mau-caráter pode estar em qualquer lugar – pode até ser o seu superior.

 

Ele quase sempre é desonesto, ambicioso e traiçoeiro e mira todo o seu poder de fogo nos funcionários mais promissores.ue deveria ter agido exatamente como agiu.

 

Fala mal dos rivais em potencial, porém, os alvos mais prováveis são os gerentes e diretores que se esforçam para progredir, porque tendem a correr mais riscos e a cometer mais erros.

 

Uma pessoa desse tipo compreende de forma instintiva a brilhante observação de Mark Twain sobre a falsidade: “Não é difícil assassinar a verdade, mas, uma mentira bem contada é imortal”.O observador atento não tem dificuldade em identificar essa figura nociva, pois ela não economiza calúnias e não consegue disfarçar suas más intenções. Sua vulnerabilidade reside nessas duas características.

 

Em uma conversa com um colega, quando o mau-caráter for mencionado – o que sem dúvida ocorrerá, se você for um dos alvos da fofoca, diga simplesmente: “Claro, ele não poupa ninguém”.

 

Conhecendo o estilo do sujeito, seu colega irá supor que também foi vítima de suas fofocas. Resultado: o difamador é difamado.

 

Fonte: Livro Como chegar ao topo, Jeffrey J. Fox, uma publicação da Editora Sextante.

 

 

Motivação

bottom of page