top of page

Aprendendo com os erros!

 

 

Como você lida com os erros? São vistos como entraves ou novas oportunidades? Antes de qualquer coisa, é preciso identificar como você entende essa questão, não somente sobre seus erros, mas, também sobre os erros das outras pessoas, incluindo os colegas de trabalho.

 

 

Se você vê os tem como situações de aprendizado, está no caminho certo, pois os erros são marcos em nossa trajetória, seja pessoal ou profissional. Errar é necessário para nossa revolução humana, para o nosso aprimoramento.

 

São eles que nos impulsionam para sairmos da inércia, para olharmos ao redor e para dentro de nós sob outro viés, um novo ângulo, identificando novas alternativas para as ocasiões que não deram certo.

 

Os erros indicam ações em áreas novas, sobretudo naquelas ainda não vivenciadas, e por isso, se tornam valiosas ferramentas de avanço e aprendizagem.

 

Para alcançar melhores resultados, há um exercício prático e fácil de fazer. Anote-os em um caderninho. Registre os erros que cometeu, um por um, tenha sido ele pequeno ou complexo. Relate como se sentiu diante da situação e complemente escrevendo uma possível solução que daria, para não repetir o erro em questão. Guarde e sempre que possível releia suas anotações e aprenda com elas. É uma forma segura de observar se você tem a tendência de repetir os erros ou de aprender com eles.

 

Mas, a atividade só é válida se for feita com sinceridade, se o erro for exatamente declarado conforme ocorrido, assim como os motivos da falha. Por exemplo: - o que levou a dizer a coisa errada? Estava zangado, agindo de forma imatura, foi arrogante ou faltou com o respeito com o outro? Ignorou alguma informação relevante, deixou de lado algum detalhe aparentemente sem importância ou foi preguiçoso?

 

Se no trabalho você está à frente de uma equipe, adote a mesma postura. Ao invés de chamar a atenção do funcionário na frente de todo mundo ou demiti-lo, analise o caso e o chame para conversar em particular. Explique as consequências da falha e o encoraje a ver na situação negativa, uma oportunidade para crescer e se tornar um profissional melhor. Ensine o exercício de anotações dos erros e acompanhe o desenvolvimento do colaborador.

 

Não esqueça que reconhecer erros é um sinal de segurança e confiança, - ambas fundamentais para a motivação dos profissionais, pois, demonstram a capacidade e vontade de recriar, de tentar coisas novas e assumir riscos sem uma garantia sólida de sucesso.

 

Os profissionais e empreendedores de sucesso compartilham esse perfil. Portanto, não lamente seus erros, anote-os e aprenda com eles.

 

Boa sorte e, se precisar de ajuda, conte conosco!

 

Pauline Machado é jornalista e diretora da Lin Produções | Jornalismo & Comunicação. @LinProducoes

 

Motivação

bottom of page