top of page

Moda executiva no verão

 

Como se vestir para trabalhar no calor sem fazer mal à saúde, ficar vulgar e sem perder a compostura?

 

Por Pauline Machado

 

Embora para muitas pessoas o verão seja mês de férias, para outras é tempo de trabalho árduo. E local de trabalho exige seriedade e compostura no comportamento e vestuário. Por outro lado, o calor do verão nos impõem roupas leves, decotadas e frescas. Mas, como resolver essa equação? Como se vestir para trabalhar no calor sem fazer mal à saúde, ficar vulgar e sem perder a compostura?

 

Em primeiro lugar é importante compreender que o vestuário é mais do que simples peças para cobrir o corpo. Ele pode representar nosso estilo de vida e desvendar traços da nossa personalidade. De acordo com Kátia Regina Bezerra, responsável pela área comercial da Agência Mercadata G & R, quando se trata do ambiente de trabalho, o cuidado precisa ser mais que dobrado. “O cuidado precisa ser redobrado porque interfere diretamente na imagem que você deixa para as pessoas, ou seja, como será lembrado. Por isso, é importante usar roupas condizentes com seu ambiente de trabalho e, principalmente, respeitando a cultura da organização. O colaborador que deseja acertar em seu ambiente de trabalho e quer evitar gafes precisa conhecer as normas da empresa do que pode ou não deve ser usado pelos colaboradores com o objetivo de um ambiente de trabalho mais sadio”, orienta.

 

Neste aspecto, principalmente para as mulheres, nos meses mais quentes é recomendável não usar roupas justas, curtas, com decotes generosos e nem que deixem marquinhas de sol à mostra. Investir em saias, vestidos, camisas e camisetes e não abusar nos acessórios são dicas que podem ajudar na construção positiva da sua imagem no trabalho, assegura Kátia Regina. “Quem já não ouviu falar que ‘Sua imagem é seu cartão de visita’? Devemos atrair atenção para nossas competências e evitar chamar atenção pelos atributos carregados de sensualidade. O mercado está cada vez mais competitivo e exige que o profissional tenha atenção a sua imagem e seu comportamento para que sua postura seja adequada com a cultura da empresa e seja valorizada em um momento de promoção profissional”, reforça.

 

Outro aspecto importante é quanto à maquiagem e cores de esmaltes usados para ir trabalhar. “Não cabe usar a mesma maquiagem da festa para o trabalho. As unhas também merecem uma atenção na limpeza e na cor dos esmaltes”, acrescenta.

 

Para os homens as alternativas são trocar as blusas de tecido com mangas compridas pelas de manga curta, camisas do tipo polo, calças de tecido e até os sapatos. “Importante é nunca descuidar da limpeza das roupas, barbas e unhas. Importante lembrar também que as cores discretas têm boa aceitação no ambiente profissional”, indica.

Comportamento

bottom of page